terça-feira, 18 de março de 2014

Falafel (mini hamburgueres de grão-de-bico)


Falafel são umas bolinhas de grão-de-bico tradicionais do Médio Oriente, que são fritas e comidas dentro de pão, pão pita, com hummus ou molho de Tahini. Eu não fritei em óleo, fritei na frigideira em um pouco de margarina, e não tinha tahini, por isso acompanhei com ketchup caseiro e molho de cranberry (parece que não tem nada a ver, mas gostámos do doce do molho a contrastar com as especiarias do falafel).
Receita do livro "Chloe's Kitchen".

Para 4 pessoas:
- 1 frasco de 400g de grão-de-bico cozido, escorrido e passado por água
- 1 cebola roxa pequena
- 2 dentes de alho pequenos
- 5 tomates secos, dos que são conservados em óleo
- 1/2 chávena de salsa fresca, ou 1/4 chávena de salsa seca
- 1 c. chá cominhos moídos
- 1 c. chá coentros moídos
- 1 c. chá sal grosso
- 1/2 chávena de farinha sem fermento
- margarina ou azeite, para cozinhar

Descasque a cebola e os alhos, corte-os em pedaços pequenos e coloque-os na Bimby ou num processador de alimentos. Se não usar Bimby, pique-os finamente. Adicione o grão, e todos os restantes ingredientes, e dê uns toques de turbo (ou pulse) até estarem picados mas não totalmente desfeitos. Se for necessário, desça o que ficou nos lados do copo e dê mais uns toques de turbo.
Retire a mistura para uma taça e, com as mãos molhadas, forme bolinhas e espalme-as um pouco par ficar com formato de hamburgueres altos.
Derreta um pouco de margarina ou aqueça azeite numa frigideira anti-aderente e cozinhe-os até estarem dourados, cerca de 5 minutos de cada lado.
Sirva quentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.