sábado, 15 de março de 2014

Resumo da semana #1

A minha conquista desta semana é que não como carne há mais de 7 dias, e já na semana anterior só tinha comido uma refeição de carne. A partir de agora é seguir em frente sem olhar para trás. :-)
No entanto continuo a ter duas dificuldades:
- quando não preparo marmita para o almoço, é muito difícil (quase impossível) escolher um prato não vegano nos restaurantes ao pé do emprego, porque a única opção vegetariana que posso encontrar é sempre feita com ovos.
- o feito de conseguir que os meus filhos comam pratos diferentes do habitual a que estão acostumados continua complicado. Pode ser culpa minha (por não os ter habituado à variedade de alimentos que uso agora), ou pode ser da idade em que o meu filho está, em que não gosta de nada (mesmo quando o prato é carne), mas sou responsável por alimentar uma família de 4 pessoas e fazer a mudança para pratos veganos não está a ser muito fácil.
Uma coisa que tenho aprendido com os meus filhos, que têm 6 e 2 anos anos, é que os bebés experimentam toda a comida que vêem mas conforme vão crescendo querem comida simples e com pouca cor, do género carne com arroz ou peixe com batatas. Isto provavelmente é influenciado pelos amigos na escola porque apesar de gostarem de sopa passa a ser normal dizerem que não querem sopa, ou apesar de gostarem de peixe (e comerem todo o peixe com gosto) dizem sempre que não gostam e não querem peixe.
A minha filha, que tem 2 anos, ainda vai experimentando de tudo e mais depressa quer o que está no meu prato do que o prato dela, mesmo sendo a mesma comida, mas com o mais velho é mais difícil. Se o prato é colorido, com muita variedade e ele não consegue logo identificar o que é, não come nada.
E aqui entra outra regra cá de casa: tento não fazer comidas diferentes, o ideal é que toda a família coma a mesma refeição, tendo em consideração os gostos de cada um. Se há algo que alguém não gosta mesmo, não faço, mas quando sirvo um alimento que sei que nunca experimentaram, todos têm que ter respeito por quem cozinhou e experimentar para ver se gostam ou não.
Acredito que com o tempo isto irá melhorar, e estou a fazer bem em habituá-los a uma maior variedade de alimentos e de pratos, para que um dia quando tiverem idade para entenderem e possibilidade de escolha no tipo de alimentação que querem fazer, encarem uma alimentação vegetariana/vegana como algo normal e saudável, quer a queiram seguir ou não.

Quanto aos pratos da semana que passou, correu bem mas podia ter corrido melhor. Ainda ando a procurar receitas e a aprender a cozinhar alimentos que não costumava usar. E ainda tenho peixe no congelador que não vou estragar, por isso fiz dois jantares de peixe, e os restantes foram os pratos que publiquei durante a semana. Os meus almoços foram metade de marmita e dois do restaurante ao pé do emprego, em que comi vegetariano (pratos com ovos).
A próxima semana será melhor. :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.