sábado, 22 de março de 2014

Tosta de cogumelos e maçã



Vi umas tostas deste género num programa "Jamie's 15 minute meals" e fiquei espantada com a simplicidade e rapidez de fazer uma tosta com um ar tão gourmet. As tostas originais levavam queijo por cima e iam ao forno para derreter, mas eu omiti o queijo para fazer uma versão vegan. No programa eram o acompanhamento para uma sopa de cogumelos (que hei-de fazer um dia destes).
São uma entrada ou um snack bonito, delicioso e com um ar chique e elaborado. O meu marido adorou.

Para 4 tostas:
- 8 cogumelos brancos ou castanho, de tamanho médio a grande
- 4 fatias de pão
- 2 maçãs (eu usei golden delicious)
- salsa frisada, ou rúcula, ou espinafres (quaisquer folhas verdes que saibam bem cruas)
- azeite

Preparação:

Corte a base aos cogumelos, para que fiquem com a base lisa, e coloque-os a grelhar com a base para baixo, num grelhador quente. Deixe grelhar durante uns minutos até os cogumelos ficarem com as marcas do grelhador. Vire-os e coloque as fatias de pão no grelhador também. Não as mexa para que fiquem com as marcas do grelhador. Quando tiverem as marcas, vire-as para grelhar do outro lado.
Retire para um prato ou tábua e reserve.


Enquanto os cogumelos e o pão grelham, corte as folhas, e lave e corte a maçã em palitos (aqui dava jeito ter tirado fotos, mas não me lembrei). Para cortar em palitos, coloque a maçã inteira de lado numa tábua e corte-a em rodelas finas da base para o topo. Não se preocupe com os caroços, que hão-de cair. Coloque as rodelas todas juntas na tábua e corte-as em palitos.


Para empratar coloque uma fatia de pão num prato ou travessa, por cima coloque 2 cogumelos com a base para cima, depois as folhas (eu usei rúcula numa e espinafres na outra) e por cima os palitos de maçã. Regue com um fio de azeite e sirva.
(Come-se à mão a tentar não deixar cair nada.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.