domingo, 6 de abril de 2014

Sumo de laranja, maçã, morangos e frutos vermelhos


Os pequenos-almoços cá em casa têm sempre sumo fresco, tanto durante a semana como ao fim-de-semana. Demora uns minutos a fazer, mas gostamos muito de beber um sumo de fruta logo a começar o dia e sentimo-nos com mais energia durante a manhã.

Não sigo receitas para os sumos, habitualmente pego em 2 a 4 frutas diferentes que tenha em casa, às vezes junto um vegetal, noutras vezes junto leite de amêndoa ou de aveia, e quase sempre junto sementes de chia e linhaça moída. Umas vezes uso só a máquina de sumos, outras vezes quero usar as frutas inteiras e utilizo também a liquidificadora.
A quantidade de sumo que resulta depende do tamanho das frutas que se usa e da máquina que se usa. Por exemplo:
- a centrifugadora dá um sumo mais líquido e sem polpa.
- a slow juicer que eu tenho deixa passar uma parte da polpa para o sumo, por isso dá mais quantidade de sumo, que é um pouco mais espesso.
- a liquidificadora aproveita a polpa toda, por isso dá um sumo com toda a fibra da fruta e muito espesso, ao qual pode ser preciso adicionar água ou leite vegetal.
Eu uso uma slow juicer Hurom e uma liquidificadora (ou a Bimby).

Neste dia tinha laranjas, maçãs, muitos morangos que não estavam muito doces para comer, e um restinho de frutos vermelhos (mirtilos, amoras e framboesas).
Juntei tudo com mais uns ingredientes e ficou doce e delicioso.

Para 2 sumos de 250 ml aproximadamente:
- 2 laranjas descascadas e cortadas em pedaços
- 2 maçãs com casca mas sem caroços, cortadas em pedaços
- morangos
- mirtilos, framboesas e amoras
- leite de aveia
- sementes de chia
- linhaça moída

Preparação:
Na máquina de sumos, coloque as laranjas, maçãs e morangos. Deite o sumo para a liquidificadora e adicione as restantes frutas e sementes, e complete com o leite para fazer a quantidade final de sumo que quer. Liquidifique tudo e sirva.

1 comentário:

  1. Aiii que bom aspecto! Se tivesse essas frutas todas era já o meu pequeno-almoço amanhã :p

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.