segunda-feira, 9 de junho de 2014

Creme de abóbora com lentilhas


Já era tempo de partilhar aqui uma sopa. As sopas que faço cá em casa são sempre vegan, e talvez por isso não me costume lembrar de as partilhar no blogue.
As minhas sopas não têm receita certa, habitualmente vejo o que tenho no frigorífico e combino alguns vegetais ou legumes que me parece que devem resultar bem, incluo sempre uma batata para o caso de os meus filhos já não quererem comer o segundo prato e assim já terem comido um pouco de hidratos de carbono, e às vezes incluo uma leguminosa para ter proteína.
No Confessions and Cookbooks existe todo um separador com sopas que se pode encontrar aqui, algumas vegan, outras nem por isso (as de bebé).

No dia em que fiz esta sopa decidi fazer uma nova mudança nas refeições cá de casa. A minha filha (que tem 2 anos de idade) come bem tudo o que lhe ponho à frente, mas continuo a ter dificuldade para conseguir que o meu filho coma (excepto cerelac, torradas e bolachas, claro está!), e em todas as refeições ouço um "não quero comidas novas" ou "não gosto disto" ou "quero massa com atum" ou "quero carne com arroz". Não é fácil, já tem 6 anos e não estava habituado a pratos completos e coloridos por isso reclama sempre da comida. Mas eu e o meu marido somos persistentes, e queremos que ele se habitue a comer de tudo, especialmente vegetais, por isso vamos insistindo e não desistimos.
Ora a única maneira como ele come bem vegetais é na sopa e os problemas surgem sempre no segundo prato. Assim, neste dia decidi fazer a sopa mais completa incluindo as lentilhas para ter proteína, e como segundo prato servi esparguete com azeite, alho, alcaparras e limão. Um prato bem simples que mais podia ser um acompanhamento.
A refeição ficou completa, a sopa foi reconfortante para começar e a massa foi leve para terminar, soube-nos muito bem, e o meu filho comeu tudo! Foi um sucesso. :-)

Ingredientes:

- 1 batata média
- 1 cebola branca grande
- 1 dente de alho
- 1/2 abóbora butternut
- 2 cenouras médias
- 2 ou 3 caules e folhas de cabeças de brócolos
- água
- sal
- 1 lata de lentilhas cozidas (ou lentilhas demolhadas para cozer na sopa)
- azeite

Preparação:
(fiz na Bimby, mas pode fazer-se também num tacho ao lume ou numa panela de pressão)

Descasque todos os ingredientes e corte-os em pedaços. Coloque tudo no copo da Bimby, junte água até quase ao topo dos ingredientes, sal, e programe 30 minutos, temp. 100º, velocidade 1.
Se usar lentilhas de lata já cozidas, junte-as no fim do tempo. Se usar lentilhas cruas demolhadas, junte-as no início da cozedura.
No fim do tempo deite um fio de azeite e triture 1:30 minutos, velocidade 3-5-7.
Verifique se está com a consistência de que gosta e se estiver muito espessa adicione um pouco de água e misture 10 segundos na velocidade 4.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.