domingo, 26 de outubro de 2014

Lasanha de Beringela (vegetariana)


Gosto muito de lasanha, e ao longo dos anos tenho feito de vez em quando. Dantes fazia de carne, depois de deixar de comer carne, fiz uma ou duas vezes lasanha vegetariana (ou vegan).
No entanto, costumo ter muita dificuldade em que a massa fique bem cozinhada. Já tentei com massa seca por cozer, com massa seca cozida (as placas colaram-se todas), com massa fresca... mas sempre sem bom resultado.
Desta vez fiz com massa frasca feita em casa. Sim, isso mesmo, massa feita por mim. Sempre pensei que fosse muito complicado e que era essencial uma máquina para esticar a massa, mas com esta receita descobri que não é.
Tenho andado a fazer receitas do livro "Itália" da Bimby, e no último capítulo há receitas de massa fresca. É tão rápida e simples que fiquei espantada! A receita da lasanha é do livro "Itália" e o béchamel é do livro base da Bimby.

Notas: A receita da massa é feita com ovos (biológicos é claro) e a margarina Vaqueiro que eu usei tem leite nos ingredientes, por isso esta receita não é vegan, mas na próxima vez vou experimentar fazer a massa com água.
O béchamel foi feito com leite de arroz (que era o que eu tinha), mas também deve ficar bem com outros leites vegetais.


Ingredientes (para 4 pessoas):

Massa fresca:
- 200 g farinha tipo 65
- 2 ovos biológicos

Lasanha:
- 2 beringelas médias, cortadas às rodelas
- 200 g cebola
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura média
- 35 g azeite
- 800 g de tomate chucha maduro, cortado em pedaços pequenos
ou 2 latas de 400 g cada de tomate em pedaços
- 10 g vinho branco
- 2 c. chá tempero italiano de ervas (orégãos, manjericão, flocos de pimento, manjerona, tomilho, alecrim, salva e salsa)
- 1 c. chá sal
- pimenta preta
- pão ralado (para polvilhar)

Béchamel:
- 500 g leite de arroz (ou outro leite vegetal)
- 40 g farinha
- 20 g margarina (usei Vaqueiro, que não é vegan)
- sal, pimenta e noz moscada

Preparação:

Comece por fazer a massa. Coloque no copo da Bimby a farinha e os ovos e amasse: 2 min, tampa fechada, botão de amassar. Retire a massa do copo, molde uma bola e deixe repousar durante 15 minutos à temperatura ambiente.

Corte as beringelas em rodelas e disponha-as na Varoma e no tabuleiro da Varoma, tendo o cuidado de não tapar totalmente os orifícios da Varoma. Polvilhe com sal e reserve.

Coloque no copo a cebola, os alhos e a cenoura e pique 5 seg., vel 5. Junte o azeite e refogue 5 min, temp. Varoma, vel 1. Adicione os restantes ingredientes (excepto o pão ralado), coloque a Varoma em cima e programe 18 min, temp. Varoma, vel 2. No fim do tempo, retire a Varoma e reserve.

Ligue o forno a 180º, e faça o béchamel: passe o copo da Bimby por água, coloque todos os ingredientes e programe 7 min, temp. 90º, vel 4.

Enquanto o béchamel cozinha prepare a massa: divida a massa em 3 parte iguais e, numa superfície enfarinhada, estenda cada pedaço com um rolo da massa. Estenda no formato do pyrex que vai usar e estenda o mais fino que conseguir.

No pyrex, espalhe um pouco do molho. Por cima coloque uma placa de massa, cubra com metade da beringela, molho de tomate e béchamel. Coloque outra placa de massa e repita: beringela, molho de tomate e béchamel. Coloque a última placa de massa e cubra com o restante molho de tomate e béchamel. Polvilhe com pão ralado. Leve ao forno cerca de 30 minutos, para cozer a massa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.