quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Penne Caponata


Quando tenho pouco tempo para preparar uma refeição, a escolha é quase sempre massa. É rápido, simples e saboroso. Esta receita é do livro "Save with Jamie" ("Poupe com Jamie" na tradução portuguesa) do Jamie Oliver, e faz parte de um conjunto de 4 receitas rápidas e saborosas de massa com tomate.

Ingredientes (para 4 pessoas):
(tempo total: 35 minutos)

- massa com formato à escolha (eu usei Penne)
- 1 beringela grande
- azeite
- 1 c. sopa açúcar amarelo
- 1 c. sopa vinagre de vinho tinto
- 2 dentes de alho, picados finamente
- 2 latas (400 g) de tomate em pedaços (ou 1 lata + metade da lata com água)

Preparação:

Corte a beringela em fatias no sentido do comprimento, depois corte-as em tiras e depois em cubos pequenos. Aqueça uma frigideira, deite um fio de azeite e adicione a beringela. Deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando para cozinhar toda por igual.
Adicione o açúcar e o vinagre e mexa.
Junte os alhos picados, mexa e deixe cozinhar durante 1 minuto.
Adicione os tomates, deixe levantar fervura, reduza o lume e tape. Deixe cozinhar em lume baixo durante cerca de 15 minutos.

Cozinhe a massa. Para ser mais rápido, ferva a água num fervedor eléctrico, deite num tacho, junte a massa, e coza durante o tempo indicado na embalagem. No fim, antes de escorrer a massa, com a ajuda de uma caneca reserve um pouco da água de cozedura.

Escorra a massa, e junte-a ao molho na frigideira. Envolva tudo e junte um pouco da água de cozedura reservada para ajudar a soltar a massa.
Sirva quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.