segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Massa com molho de tomate, brócolos e feijão


O jantar de quarta-feira cá em casa vai passar a ser noite de massa. Qualquer prato de massa, desde que seja relativamente rápido de se fazer e saboroso.
Esta massa foi assim, simples e rápida, e ficou tão boa que o meu filho começou a dizer "eu não vou comer isso" (como de costume), mas depois experimentou e acabou a comer deliciado e até repetiu.

O molho levou basicamente 3 ingredientes:
- molho de tomate pronto para esparguete (de frasco, porque os molhos de frasco podem ser de boa qualidade e saborosos, e são muito práticos para quando não se tem muito tempo livre);
- brócolos cozidos a vapor na varoma, enquanto cozinhava a sopa no copo;
- feijão que ficou a demolhar de manhã e cozi à noite na panela de pressão ao mesmo tempo que cozinhava a sopa e a massa.

É possível aproveitar enquanto se cozinha uma coisa para cozer outra ao mesmo tempo, como por exemplo cozer massa num tacho e colocar por cima um acessório para cozer a vapor os vegetais. Ou também cozinhar logo mais quantidade do que a que se vai consumir nesse dia, para guardar no frigorífico para o dia seguinte, ou congelar em doses separadas para ser só aquecer noutra ocasião. Fiz isso com os brócolos e com o feijão, que aproveitei depois noutros pratos.


Ingredientes:

- Massa de laços (ou outra à escolha)
- azeite ou óleo virgem de côco
- 1 cebola pequena, picada finamente
- brócolos
- feijão frade arroz, demolhado por 12 horas
- 1 frasco de molho de tomate para massa (ou molho de tomate caseiro)
- sal, pimenta, orégãos e manjericão

Preparação:

Deixe o feijão de molho de manhã, à noite escorra-o e coloque a cozer na panela de pressão com muita água, sal e um pedaço de alga Kombu se tiver.
Ao mesmo tempo coza os brócolos a vapor, com um pouco de sal.

Coza a massa em bastante água com sal, durante o tempo indicado na embalagem. Antes de escorrer, com uma chávena guarde um pouco da água de cozedura, para mais tarde ajudar a soltar a massa.

Aqueça uma frigideira, deite um fio de azeite (ou uma colher de chá de óleo de côco) e adicione a cebola picada finamente. Deixe cozinhar até começar a ficar translúcida. Adicione o feijão cozido, o molho de tomate e tempere com sal, pimenta e arvas aromáticas.
Quando o molho estiver quente, adicione os brócolos e envolva. Junte ao molho um pouco da água de cozedura da massa e envolva bem.
Junte a massa ao molho e envolva, ou sirva a massa com o molho por cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.