sábado, 9 de maio de 2015

Bolo de chocolate com cobertura de chocolate



Finalmente consegui fazer um bolo de chocolate vegano que resultou tão bem como os bolos não veganos. Ficou com óptima textura e delicioso! Para a cobertura fiz um creme com chocolate de culinária, creme culinário de côco ("natas") e um pouco de açúcar. Bem mexido com a vara de arames (ou com a batedeira), ficou perfeito.

Este foi o bolo de aniversário da minha Mãe, e estava tão delicioso que, mesmo depois de eu dizer que era vegano, todos repetiram e voltaram a repetir. :-)

Esta receita é dedicada à minha querida Inês, que me está sempre a pedir receitas novas, especialmente de bolos.


Receita adaptada do livro "Cozinha Vegetariana para quem quer poupar" da Gabriela Oliveira.
Para preparar o bolo não é preciso utilizar batedeira. Basta uma taça grande, chávenas e colheres de medida, um copo medidor para os líquidos e uma vara de arames.

Ingredientes (para o bolo):

- 2 chávenas de farinha para bolos com fermento
- 1 1/2 chávena de açúcar
- 1 c. sopa de linhaça moída
- 5 c. sopa de cacau em pó
- 1 c. chá de fermento em pó para bolos
- 1 c. café de bicarbonato de sódio
- 1 1/2 chávena de leite de arroz, ou de amêndoa e arroz
- 1/2 chávena de óleo
- 1 c. sobremesa de sumo de limão

Ganache:

- 1 tablete de chocolate de culinária (200g)
- 200 ml de creme culinário de côco (usei da Isola Bio, comprado no Brio)
- 2 c. sopa de açúcar
- morangos, framboesas ou mirtilos para decorar

Preparação:

Ligue o forno a 180º.
Numa taça grande, peneire todos os ingredientes secos e misture-os bem com uma vara de arames. Reserve.
Num copo medidor, misture todos os ingredientes líquidos (leite, óleo e sumo de limão), e reserve.


Unte uma ou duas formas de bolo, forre o fundo com papel vegetal e polvilhe tudo com farinha.
Junte os líquidos aos secos na taça grande e misture com a vara de arames só até estar bem ligado. Não bata demais senão o bolo ficará baixo e duro.


Deite a massa na forma (ou formas) e leve ao forno até que um palito espetado no centro saia seco:
- para este usei uma forma de 18 cm, e demorou 45 minutos a cozer;
- numa forma mais larga e baixa pode demorar cerca de 30 minutos;
- se dividir a massa por duas formas iguais pode demorar cerca de 20 minutos a cozer.


Quando estiver cozido, deixe arrefecer na forma em cima de uma grelha durante 5 a 10 minutos, e depois desenforme, deixando arrefecer por completo na grelha de arrefecimento.

Entretanto, prepare o ganache:
Bata com a tablete ainda fechada na bancada várias vezes, até sentir o chocolate todo bem partido. Abra a embalagem e coloque o chocolate partido numa taça de tamanho médio ou grande. Se ainda houver pedaços grandes, parta-os mais. Reserve.

Misture o creme culinário de côco com o açúcar num tacho pequeno, e leve ao lume para aquecer até começar a borbulhar. Retire do lume e deite sobre o chocolate. Deixe-o derreter durante uns segundos e comece a misturar com uma vara de arames. Quando o sentir mais derretido, bata bem com a vara de arames (ou na batedeira), até começar a espessar um pouco e ficar cremoso. Leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos para espessar mais.



Para montar o bolo, depois de totalmente frio, deite um pouco de ganache no prato do bolo e coloque o bolo por cima, para que este fique colado ao prato e não deslize. Se tiver uma base rotativa (como as bases que se utilizam para os fondues) coloque o prato em cima dessa base.
Com uma faca grande de serrilha (uma faca do pão é perfeita para isto) corte o topo do bolo para que fique plano (esta é também a oportunidade para ver se o interior do bolo ficou bem cozido). Com a mesma faca, corte o bolo ao meio horizontalmente.
Com a ajuda de um prato plano ou de uma espátula grande retire a metade de cima. Coloque uma quantidade de ganache na metade de baixo, deixando um rebordo sem creme, e volte a colocar a metade de cima no bolo.

Distribua o restante ganache por cima do bolo, ajudando com uma espátula grande ou com o verso de uma colher de sopa. Comece no centro do bolo e vá espalhando o creme para os lados até cobrir todo o bolo. Se o creme ainda estiver pouco espesso pode simplesmente despejá-lo no topo e deixar escorrer para os lados. Fica igualmente bonito.
Esta quantidade de ganache é muita, por isso é normal que sobre creme. Pode-se conservar no frigorífico até 3 dias, e ir usando a gosto (em bolos, com fruta, etc).

Decore com morangos, framboesas ou mirtilos.
Mantenha o bolo no frigorífico até à hora de servir.



Notas:
Ao preparar o bolo, é essencial manter os ingredientes secos e os molhados separados até ter a forma pronta. Ao juntá-los, o bicarbonato de sódio reage com o sumo de limão e faz a massa aumentar de volume. Mas este efeito é temporário e se a massa ficar à espera na bancada, vai acabar por descer e o bolo ficará baixinho, por isso assim que a massa está misturada é preciso colocá-la de imediato na forma e levar ao forno.

Como em todos os bolos, este também se pode fazer sem o recheio ou a cobertura. É ao gosto de cada um.

1 comentário:

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.