quinta-feira, 7 de maio de 2015

Esparguete com abóbora, brócolos, e molho de cajú



Adoro pratos de massa, especialmente com vegetais e algum molho para ligar tudo. Neste prato, assei a abóbora em cubos juntando os brócolos, que já estavam cozidos, nos últimos minutos, e o que lhe deu a graça toda foi o molho.

À primeira vista parece molho de natas, mas cá em casa não há natas há muito tempo. Na verdade este molho é feito com cajú. É bastante simples de se fazer e fica saboroso e muito nutritivo. Quando está preparado, se não se utilizar todo pode-se conservar no frigorífico numa caixa hermética, durante uns 5 dias para se ir usando. Como não tem qualquer produto animal, e é feito à base frutos secos, não se estraga com facilidade.

Os ingredientes para o molho encontram-se à venda nos hipermercados, na área de produtos naturais, mas encontra-se mais facilmente no Celeiro e no Brio.

A inspiração para a massa e a receita do molho veio do Yum Universe.

Ingredientes:

- esparguete
- abóbora cortada em cubos pequenos
- brócolos
- óleo de côco (para cozinhar)
- sal, pimenta, alecrim e tomilho

Ingredientes do molho:

- 3/4 chávena de cajú seco crú, demolhado durante 2 a 4 horas
- 1/4 chávena de sementes de girassol, demolhadas durante 6 a 8 horas
- 3 c. sopa de sumo de limão
- 1 chávena de água
- 1/4 chávena de óleo de côco
- 3 c. sopa de tahini (pasta de sementes de sésamo)
- 1 1/2 c. chá de sal fino
- 2 c. sopa de nutritional yeast (se não tiver, reduza a quantidade de água para 3/4 chávena)

Preparação:

Coza os brócolos até ficarem cozidos mas não demasiado macios. Reserve.

Para cozinhar a abóbora pode fazê-lo de várias maneiras:
1- Asse no forno a 200º, temperado, num tabuleiro grande, durante 15 a 20 minutos, ou até se conseguir espetar facilmente com um garfo.

2- Cozinhe numa frigideira anti-aderente, com um pouco de óleo de côco e os temperos, mexendo frequentemente, até se conseguir espetar facilmente com um garfo. Junte os brócolos, envolva bem, e deixe ficar mais 1 ou 2 minutos.

3- Coloque na Actifry, com umas nozes de óleo de côco e os temperos, e deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos, ou até se conseguir espetar facilmente com um garfo. Junte os brócolos e deixe ficar mais 1 ou 2 minutos.

Entretanto coza o esparguete em muita água com sal até ficar al dente. No fim da cozedura, reserve meia chávena da água da cozedura, para ajudar a soltar a massa quando for servir. Escorra a massa e reserve.

Coloque todos os ingredientes do molho numa liquidificadora, num processador de alimentos ou na Bimby, e triture bem até ficar totalmente homogéneo.
Aqueça num tacho pequena a quantidade de molho que vai utilizar na massa. Ao aquecer, o molho engrossa um pouco.
Sirva a massa com os vegetais e o molho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.