sábado, 6 de junho de 2015

Tomates recheados com quinoa e feijão preto



Esta receita foi inspirada do blogue Gourmande in the Kitchen, e ficou uma delícia. Pode servir-se como prato principal ou como entrada, é nutritivo, rico em proteínas, e muito simples de se fazer.

Na receita original da Ella é feito com primeiros assados, mas eu não tinha pimentos neste dia, e os tomates resultaram muito bem. Como também não tinha espinafres, usei folhas de nabiça. Com o recheio que sobrou, no dia seguinte recheei curgetes redondas e servi com tomates cereja ao lado.

Ingredientes:

- 4 tomates redondos
- azeite
- óleo de côco, para cozinhar
- 1/2 cebola pequena
- 1 chávena de quinoa
- 2 chávenas de água
- folhas de nabiça, ou espinafres baby
- 3 tomates secos
- 1/2 lata de feijão preto, escorrido e passado por água
- sal, pimenta preta, salsa, e sumo de limão, para temperar

Preparação:

Lave os tomates, corte-lhes o topo e, com uma colher de sobremesa, retire-lhes o interior. Tempere com um pouco de sal e leve a assar no forno ou na Actifry (sem a pá rotativa) durante 15 a 20 minutos. Regue com um fio de azeite e reserve.


Enquanto os tomates assam, cozinhe o restante:
Pique a cebola fininha e leve ao lume num tacho com um pouco de óleo de côco. Quando amolecer um pouco, adicione a água e deixe levantar fervura. Passe a quinoa por água e junte à água. Tempere com sal e coza durante 10 a 15 minutos.
Quando estiver cozida, se ainda tiver muita água, escorra-a. Coloque de novo no tacho ou numa taça de vidro e junte as folhas de nabiça cortadas (ou os espinafres). Envolva e deixe as folhas murcharem.

Pique os tomates secos e junte à quinoa. Escorra o feijão e passe-o por água, e junte também à quinoa. Tempere com pimenta, salsa e sumo de limão, envolva bem e reserve.


Coloque os tomates assados numa travessa e recheie com a quinoa. Regue com um fio de azeite e sirva quente.


2 comentários:

  1. Hmm... tão bom! Eu costumo fazer com pimentos. Agora estava a pensar.. se calhar com os tomates crus também fica bem, não? Mais fresquinho :) Sou capaz de experimentar! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Mariana. Sim, no dia seguinte servi com tomates cereja frescos e ficou muito bom. Beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.