sábado, 19 de setembro de 2015

Bolonhesa de cogumelos e lentilhas


Durante as nossas férias de verão os pratos que fiz eram quase sempre salteados de vegetais, com leguminosas e frutos secos. Era só isso que me apetecia, ía variando os ingredientes, e era rápido e simples.
Agora que estamos de regresso à vida normal, e que o tempo já começa a arrefecer um pouco, começa a apetecer-me fazer de novo pratos de cozedura mais lenta, daqueles que se comem bem quentes e que confortam.

Este molho de bolonhesa foi o primeiro deste fim de verão, e ficou uma delícia a acompanhar esparguete. Piquei cogumelos e cenouras no processador, cozinhei-os com lentilhas castanhas já cozidas, juntei mais alguns ingredientes e temperos habituais de bolonhesa, e o resultado ficou óptimo. Visualmente parecia bolonhesa de carne (embora eu não cozinhe com esse objectivo), a textura estava perfeita e o sabor bem apurado, até um pouco adocicado.

A minha filha de 3 anos adorou! O meu filho de 7 anos diz logo que não come nada vegetariano, mas (depois de alguma negociação) lá experimentou e também gostou. O meu marido adorou e repetiu (por gula, segundo as palavras dele). Resumindo, é receita para escrever e fazer mais vezes.

Este molho é óptimo para fazer em maior quantidade para sobrar para o dia seguinte, ou para congelar em doses pequenas. Depois é só deixar descongelar e aquecer lentamente ao fogão.

Mas vamos à receita. :-)


Ingredientes:

- azeite
- 1 cebola roxa média
- 1 cenoura grande
- 1 dente de alho
- 1 pimento vermelho pequeno
- 5 ou 6 cogumelos brancos inteiros
- 100 ml de vinho branco
- 1 lata pequena de lentilhas castanhas, cozidas
- 1 lata de tomate em pedaços em sumo de tomate
- 50 ml de água
- sal, pimenta preta, orégãos e manjericão secos

Preparação:

Descasque a cebola, a cenoura e o dente de alho, e pique-os num processador com a lâmina de corte (ou na Bimby, durante 5 segundos, velocidade 5). Retire e reserve.
Lave os cogumelos e corte-os ao meio. Coloque-os no processador juntamente com o pimento vermelho e pique. Retire e reserve.

Aqueça uma panela de fundo grosso, deite um fio de azeite e junte o picado de cebola e cenoura. Cozinhe durante 3 a 4 minutos, até começar a amolecer.
Junte a mistura de cogumelos e pimento, mexa e cozinhe durante 5 a 7 minutos.
Adicione o vinho e deixe evaporar o álcool.
Adicione as lentilhas e os tomates. Coloque um pouco de água na lata vazia, faça-a rodar e junte à panela.
Tempere com sal, pimenta e muitos orégãos e manjericão.

Envolva bem, deixe levantar fervura, tape e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos.
No fim junte um pouco da água de cozer a massa, deite um fio de azeite e mais manjericão.
Sirva quente envolvido em massa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.